19/08/2014
 
ANCP lança marca a fogo para identificar seus animais ceipados

De maneira permanente, a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) apresenta ideias que diferenciam a associação no setor pecuário. A última será aplicada na nova safra de candidatos ao CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). Os animais ceipados serão marcados a fogo com uma logomarca, criada pela ANCP. A lista dos candidatos, safra 2012, será liberada ainda neste mês.

Juliana Leite, gerente técnica da ANCP, destaca que a ideia é que os pecuaristas identifiquem imediatamente os bovinos ceipados. "Isso facilitará e valorizará o animal, principalmente, no momento da comercialização, porque assim, os pecuaristas poderão logo ter a certeza da certificação do macho ou fêmea, comprovando com mais rapidez se está entre os melhores ou não", esclarece a zootecnista.

O desenho da logomarca foi inspirado no símbolo da ANCP. Desse modo, ao observá-lo, o público irá recordar dos propósitos da associação que são firmados especialmente em otimizar constantemente os valores genéticos para a produtividade do rebanho nacional.

Delegada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a ANCP fornece, desde 1997, o certificado aos 25,5% melhores animais para MGT (Mérito Genético Total) de cada safra de plantéis que integram o Programa Nelore Brasil.

O CEIP movimenta a produção de genética de qualidade no País, por atestar aos produtores os bovinos cabeceira da safra. Importante para o gado PO (Puro de Origem), animais LA (Livro Aberto) e CL (Cara Limpa), a certificação garante ao cliente a certeza que determinado animal irá contribuir efetivamente para o melhoramento genético do rebanho, resultando, assim, em ganhos reais de produtividade.

O CEIP, além de assegurar a procedência, produtividade e potencial genético do animal - garantindo os números referentes às suas principais características de desempenho - confere isenção de ICMS para animais que não são PO. Outra vantagem apontada está na possibilidade de participar do portfólio de importantes centrais de inseminação do País para coleta e comercialização do sêmen do animal.

Fonte: Pontual Comunicação